CONVITE
Convidamos para participar de nosso Primeiro Congresso Municipal da Juventude Socialista do PSB a se realizar aos 10 dias do mês de Abril de 2010, às 8:30 horas, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, no Plenário, na Av. dos Andradas, 3.100, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG.
Belo horizonte, 23 de março de 2010.
Atenciosamente,
Alexandre Lamounier – PSB/BH
http://www.alexandrelamounier.com.br/
Juventude Socialista Brasileira em Belo Horizonte
Secretário de Comunicação JSB MG
segunda-feira, 29 de março de 2010
quarta-feira, 24 de março de 2010
Portal da Juventude lança sua CAMPANHA NACIONAL
O Portal Juventude lança sua CAMPANHA NACIONAL cadastramento de militantes do PSB e da JSB que curtem trocar informações, além dos militantes dos outros segmentos do PSB como, Negros e Negras, Sindical, Mulheres e Movimento Popular! e demais setores sociais de atuação de nossa militância.
Alexandre Lamounier
Secretário de Comunicação JSB/MG
www.alexandrelamounier.com.br
segunda-feira, 22 de março de 2010
MANUAL DE ORGANIZAÇÃO JSB - JUVENTUDE SOCIALISTA BRASILEIRA
MANUAL DE ORGANIZAÇÃO JSB - JUVENTUDE SOCIALISTA BRASILEIRA
MINAS GERAIS
O processo de consolidação de uma democracia demanda tempo e condições. democracia brasileira, ainda recente, prescinde de uma participação mais ativa e presente de segmentos significativos da sociedade brasileira, entre estes o de sua juventude.
Uma das primeiras preocupações do regime ditatorial que fez o Brasil parar na história foi impedir que a juventude brasileira participasse do debate político. Excluíram-na pela violência, pelo arbítrio e pela intimidação. Por quê?
Porque o jovem sonha e quando sonha descobre horizontes capazes de libertá-lo e faze-lo diferente em um contexto político estático e anacrônico.
Naqueles anos, já longínquos, a mocidade brasileira tomara consciência de que não era mera coadjuvante da historia brasileira que se escrevia; conscientiza-se de que era um agente ativo das transformações que a sociedade exigia.
Impediram-na de cumprir seu papel histórico.
Hoje, quando a democracia brasileira, reconquistada pelo esforço de todos nós, é uma realidade, mas ainda tênue e relativada, pois que, condicionada a uma serie de fatores circunstanciais e históricos que a impedem de ser plena e autentica, vê-se os movimentos jovens, mais uma vez, no seu papel histórico vanguardista, estabelecendo como sua prioridade o chamamento à lide política da mocidade brasileira.
Esta é a missão a que se propõe: resgatar para a vida política a mocidade brasileira e fazê-la integrar-se nessa luta de todos nós: a edificação de uma sociedade socialista, justa e igual.
Através da JSB-MG estamos conclamando a juventude a ocupar o papel que lhe pertence, qual seja o de formar os cidadãos do futuro, responsáveis que serão pela sociedade de hoje e de amanhã.
Desejamos um Brasil que seguirá sem preconceitos, sem castas, sem privilégios, um futuro igual e humano, do qual todos nós orgulharemos.
Saudações socialistas;
WELLINGTON SILVEIRA
Secretário de Juventude
PSB-MG
Quem somos?
A JSB, Juventude Socialista Brasileira é um braço auxiliar do PSB formado por todos os jovens filiados com até trinta anos de idade que auxiliam a direção do partido na elaboração e implementação de Políticas publicas direcionadas à juventude. Busca ainda a inserção do jovem no processo político e uma maior conscientização dos problemas por eles enfrentados.
Mesmo sob grandes adversidades, a JSB desenvolve no dia-a-dia várias tarefas socialistas em todo o país, em cada frente em que atua, ou seja, nos movimentos estudantis, sindicais, comunitários, culturais etc. tais tarefas organizacionais visam acumular forças e atender as reivindicações imediatas do movimento socialista. A JSB, por não ser apenas uma juventude de ação e agitação, prioriza fundamentalmente o trabalho de formação política, pois, compreende que não é suficiente apenas "propagandiar" as bandeiras de luta, tão importante é conscientizar a luta da classe trabalhadora em prol de sua libertação.
Nosso objetivo principal é a construção de uma sociedade socialista e isso pressupõe a superação do atual sistema sócio-econômico, o capitalismo. No entanto há muitos anos o imperialismo tem promovido uma intensa campanha anti-socialista, pois, à burguesia interessa a manutenção desse estado de coisas.
Como organizar a JSB no seu município?
1. Inicialmente, deve-se convocar uma reunião com os jovens filiados ao PSB local, interessados também em criar um núcleo da Juventude Socialista Brasileira (JSB).
2. Reunir e organizar (de forma democrática) uma Comissão Provisória, com no mínimo 03 (três) integrantes.
3. Entre em contato com a Direção do PSB em sua cidade e com a Direção Estadual da JSB; solicite, preencha e entregue um documento registrando a Comissão. Pronto! A partir daí, a JSB passa a existir (em forma de Comissão Provisória) em seu município.
4. A Comissão tem um prazo de 90 (noventa) dias para realizar o "I Congresso Municipal da JSB". Solicite oficialmente a presença das direções do PSB de sua cidade e da JSB Estadual para acompanhar os trabalhos deste Congresso, que deve ter como pautas principais: propostas de atividades para a JSB em sua cidade; eleição da Direção Municipal da JSB, com no mínino 03 (três) componentes: o Secretário Municipal de Juventude, um Secretário Geral e o Secretário de Finanças.
5. Outras secretarias podem ser criadas conforme a realidade de seu município. Exemplo: Esportes, Cultura, Políticas Públicas de Juventude, Movimento Estudantil, entre outras.
6. Um evento desta importância deve ser registrado em documento específico (Ata), descrevendo todas as deliberações do Congresso, além de contar com a presença da imprensa local.
7. Encaminhe cópias dessa ata oficial para as direções: Municipal do PSB e Estadual da JSB. Solicite um espaço de representação para o segmento jovem junto a Direção do PSB em sua cidade, que será ocupado pelo Secretário Municipal de Juventude, que você e seus companheiros elegeram no "I Congresso Municipal da JSB".
8. Depois de todo este processo organizativo surgem novas lutas, a participação permanente nos espaços públicos, a promoção freqüente de debates socialistas e outras ações que permitam fazer uma JSB cada vez mais forte e atuante junto à juventude e a sociedade. Uma observação importante: os jovens com menos de 16 anos que queiram participar da JSB, devem solicitar.
MODELO 1
Vimos por meio deste convocar os companheiro filiados de idade inferior a 31 anos para participar da reunião de criação da JSB - JUVENTUDE SOCIALISTA BRASILEIRA de ___________________________, a realizar-se:
DIA:____/_____/____
HORA:____________ h___________min
LOCAL:______________________________________________
ENDEREÇO : _________________________________________
PAUTA : 1) Instalação da Comissão Provisória composta por Secretário Municipal de Juventude, Secretário Geral e Secretário de Finanças.
2) Aprovação das propostas referentes aos assuntos do temário.
As inscrições dos interessados em concorrer aos cargos poderá ser realizada durante a reunião.
___________________, ____de ___________de 200 .
______________________________________________
PRESIDENTE DO PSB MUNICIPAL
MODELO 2
Ata de Formação da JSB - Juventude Socialista Brasileira do Municipio de __________________________________________________________________
Aos _____________dias do mês de _____________do ano _____________, (colocar dia, mês e ano por extenso) tendo por local __________________________ , situado a rua _____________, na cidade de _____________, reuniram-se os jovens filiados ao PSB, objetivando formar a Comissão Provisória da JSB, escolher o Secretário Municipal da Juventude, Secretário Geral e Secretário de Finanças, contando com a presença dos Jovens companheiros listados abaixo:
LISTA DE PRESENÇA
Nome Assinatura Endereço
1)
2)
3)
4)
5)
Etc...
Com a palavra o Coordenador da reunião, o Jovem _____________, deu por aberto os trabalhos. Entre as autoridades estavam presentes _____________,_____________. Dando continuidade relatou aos as finalidades que se propõe a JSB, agradecendo a presença dos companheiros. Logo a seguir, fizeram-se ouvir os representantes da direção municipal do PSB que salientaram a importância da formação da Juventude no município. Dando continuidade aos trabalhos o coordenador abriu o prazo de dez minutos para que fossem efetuados as inscrições dos interessados em concorrer aos cargos para a JSB. Findo o prazo estabelecido para inscrições das respectivas chapas, o presidente informou existir _____ chapa(s) inscrita(s). Posto isto foi feita a votação das chapas. Em seguida, o coordenador fez apresentação do (s) candidato (s) e, ao mesmo tempo solicitou um fiscal para acompanhar a votação. Encerrada a votação, o coordenador designou como escrutinador o jovem_____________Terminado o escrutínio foi em seguida proclamada a Comissão Provisória composta pelos seguintes companheiros. Para Secretário Municipal da Juventude_____________, Secretário Geral _____________, Secretário de Finanças _____________, Nada mais havendo à constar, lavrei a presente ATA que segue por mim assinada e pelos demais presentes.
MODELO 3
(Favor encaminhar à JSB-MG
Av: Brasil, 290 CONJUNTO 7 CEP: 30.140-001
Santa Efigenia– Belo Horizonte – MG - Fone: 2555-6001
A/C: Secretário Estadual da Juventude)
______________ , ____ de ________________de 20...
Prezado companheiro,
Sirvo-me do presente, a fim de encaminhar-lhe, inclusa relação de filiados do PSB de ____________________________ para compor a Comissão Provisória da JSB deste Município.
Na certeza de que o pleito será apreciado com especial atenção pela direção, agradeço antecipadamente reiterando votos de estima e consideração.
Cordialmente,
_______________________________________________
(assinar)
Ilustríssimo companheiro
FULANO DE TAL
Secretário Estadual da Juventude do PSB – Minas Gerais
MODELO 4
SECRETÁRIO MUNICIPAL:
TÍTULO DE ELEITOR:
ENDEREÇO: BAIRRO:
CIDADE:
CEP:
TELEFONE RESIDENCIAL:
TELEFONE COMERCIAL:
TEL CELULAR:
E-mail:
SECRETÁRIO GERAL:
TÍTULO DE ELEITOR:
ENDEREÇO: BAIRRO:
CIDADE:
CEP:
TELEFONE RESIDENCIAL:
TELEFONE COMERCIAL:
TEL CELULAR:
E-mail:
SECRETÁRIO DE FINANÇAS:
TÍTULO DE ELEITOR:
ENDEREÇO: BAIRRO:
CIDADE:
CEP:
TELEFONE RESIDENCIAL:
TELEFONE COMERCIAL:
TEL CELULAR:
E-mail:
Sugestões e Propostas de ações para a JSB municipal:
Saúde
A juventude, fase da vida que coincide com o final da puberdade, é uma etapa intimamente associada a processos de interação social. Neste sentido, esta período, principalmente durante a adolescência, se caracteriza pelo alto risco de exposição dos seus membros a situações que coloquem em risco sua saúde e a própria vida, como o consumo de drogas, condução de veículos sem devida habilitação (geralmente em alta velocidade), condições precárias de sobrevivência em locais com alto risco de exposição a vetores de doenças e, muitas vezes, dificuldades de acesso aos serviços essenciais de saúde. Os principais problemas se originam da falta de informação que dificultam ações preventivas.
Ações especificas para a área de saúde:
Levantamento e mapeamento das políticas e ações referentes a saúde do jovem no município, visando conhecer a realidade atual para um posterior diagnostico;
Elaboração de programas de saúde exclusivamente voltados aos jovens, abrangendo: DST-AIDS (doenças sexualmente transmissíveis), conscientização quanto ao consumo de drogas, violência no transito, gravidez precoce, entre outras;
Criação de um Programa Municipal de atenção à saúde do jovem integrado com ações de educação em tempo integral.
Trabalho
A falta de oportunidades de trabalho condizentes com a sua situação e sem exploração é outro problema que afeta a juventude que, em muitos casos, se traduz num constante estado de rico social. É na juventude que se concentra a maior parte das pessoas que procuram incorporar-se ao mercado de trabalho, sendo que a falta de experiência costuma ser o maior obstáculo.
Ações especificas para o primeiro emprego:
Levantamento e analise das ações voltadas para a inserção do jovem no mercado de trabalho no município;
Elaboração de um conjunto de medidas que dêem suporte à implementação do “Programa Primeiro Emprego”. Estas ações poderão contemplar áreas como: educação formal, qualificação profissional, empreendedorismo, oportunidades de estagio e integração entre empresa-escolas, linhas de crédito e legislação que darão suporte ao primeiro emprego;
Desenvolvimento de frentes de trabalho juvenil em áreas de maior carência social;
Apoio e incentivo à criação de empresas juniores nas faculdades e à expansão do movimento empresa Junior como forma mais apropriada de acesso e de desenvolvimento do jovem no mercado de trabalho;
Incentivo ao desenvolvimento do empreendedorismo jovem e da formação de jovens lideranças empresariais;
Educação
Necessitamos de um sistema educacional mais justo e igualitário. Uma educação que não se limite a português e matemática, mas que forme cidadãos participantes e questionadores. Neste sentido, é importante que os currículos das escolas sejam adequados a realidade de cada município e contemplem as principais dificuldades enfrentadas pelos jovens no seu dia-a dia.
Ações especificas para a educação:
Defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, com garantia de acesso, permanência e financiamento público em todos os níveis;
Ampliação e transparência na retomada do financiamento estudantil;
Elaboração de programas de incentivo à leitura e a difusão do conhecimento, despertando o jovem para noções básicas de cidadania, provocando um maior senso critico de formador de opinião;
Criação de comitês de democratização do acesso a informática e Internet, diminuindo cada vez mais o abismo criado entre quem detém e não detém acesso e evitando-se a chamada “exclusão digital”;
Participação de representantes da JSB no Conselho Municipal de Educação;
Cultura
Incentivar os jovens à cultura em todos os aspectos conceituais significa não apenas um grande passo para o desenvolvimento da cidadania, como também relacionar a importante integração entre juventude e a sua imensa capacidade de criar, divulgar e participar ativamente da vida social.
Ações especificas para a cultura:
Constituição de espaços culturais públicos para a juventude;
Apoio às atividades culturais desenvolvidas pelo movimento juvenil;
Garantia da meia-entrada nas atividades de entretenimento com a apresentação das carteiras institucionalizadas dos estudantes;
Criação de Programas Municipais que incentivem a participação das empresas como promotoras e patrocinadoras de ações culturais para a juventude;
Realização de eventos que permitam ampla participação de jovens artistas amadores que possam revelar novos valores da juventude no terreno da musica, artes plásticas, teatro, literatura, entre outros, e fazer o intercambio destes com artistas profissionais e o grande publico;
Criação de projetos das “Oficinas de Artes” no interior do estado em parceria com o Governo Estadual, fomentando a preservação da cultura regional (local).
Esporte e lazer
Proporcionar ao jovem a inteira participação ao esporte e ao lazer colabora diretamente ao pleno crescimento de suas capacidades, não somente físicas como as intelectuais, afetivas e psicológicas, reduzindo assim o contato do jovem aos riscos psicosociais aos quais estão expostos, criando até mesmo oportunidades de profissionalização como desportistas.
Ações especificas para esporte e lazer:
Viabilizar áreas adequadas a pratica esportiva e de lazer;
Criação e manutenção de centros esportivos voltados para a formação de atletas jovens de baixa renda, com assistência médica e nutricional. Os centros devem estar articulados a programas de esporte escolar, constituindo-se em locais de aperfeiçoamento;
Criação de Leis de incentivo ao patrocínio esportivo por parte das empresas.
Meio ambiente
Queremos um ambiente por inteiro e não um “meio” ambiente. É preciso cada vez mais conscientizar os jovens da importância e necessidade de cuidarmos do nosso espaço, deixando um legado de qualidade de vida para as futuras gerações. Neste sentido, defender o desenvolvimento sustentado (apoiado no tripé de desenvolvimento econômico-social-ambiental) é de fundamental importância para que o progresso não se traduza em destruição do planeta.
Ações especificas para o Meio ambiente:
Mapear as ações desenvolvidas na área de meio ambiente no município;
Estimular a participação de jovens em geral e dos representantes da JSB nos CODEMA’s- Conselhos de Desenvolvimento do Meio Ambiente;
Levantar as organizações não-governamentais que trabalham seriamente com a causa ambiental e propor parcerias para a atuação dos jovens;
Estimular o debate sobre o meio ambiente do município, envolvendo os três setores da sociedade: governo, empresas e organizações da sociedade civil.
Violência e cidadania
A crescente onda de violência que aflige a população brasileira tem que ser seriamente trabalhada, visando um futuro melhor para todos. O jovem sofre no dia-a-dia diversos tipos de violência em casa ou nas ruas e uma das mais importantes é a violência de não poder exercer cidadania, tendo direito à educação, saúde, emprego, habitação, entre outros.
É preciso estabelecer diretrizes para a inserção do jovem na sociedade de maneira saudável, retirando-o do papel de mero coadjuvante para protagonista das ações. É preciso ver o jovem não apenas como receptáculo das ações mas também como fonte de idéias e de possibilidade transformadora da realidade.
Ações especificas para violência e cidadania:
Combater e punir a discriminação em todos os níveis, promovendo o resgate da história e cultura das minorias sociais do município;
Criação de programas que proporcionem ao jovem uma atuação social responsável, integrada com a educação formal evitando sua exposição continua a fatores de risco social;
Incentivar a criação e funcionamento de rádios e TVs educativas promotoras de cidadania;
Promover ações conjuntas com as autoridades constituídas visando diminuição de ações violentas em espaços públicos, eventos, transito e violência familiar.
Participação dos jovens na JSB e nos Conselhos Tutelares, de Defesa da Criança e Adolescente e Assistência Social;
Defender a reforma do sistema penitenciário para que este promova a reintegração social efetiva dos presos, visando um retorno tranqüilo a convivência social;
Estimular a criação e a participação do jovem nos CONSEP’s – Conselhos Comunitários de Segurança Publica;
Implantação do OPJ (Orçamento Participativo da Juventude)
Estimulo à candidatura de jovens a cargos eletivos, exercendo seu papel na construção de uma sociedade com mais dignidade pessoal e justiça social.
MINAS GERAIS
O processo de consolidação de uma democracia demanda tempo e condições. democracia brasileira, ainda recente, prescinde de uma participação mais ativa e presente de segmentos significativos da sociedade brasileira, entre estes o de sua juventude.
Uma das primeiras preocupações do regime ditatorial que fez o Brasil parar na história foi impedir que a juventude brasileira participasse do debate político. Excluíram-na pela violência, pelo arbítrio e pela intimidação. Por quê?
Porque o jovem sonha e quando sonha descobre horizontes capazes de libertá-lo e faze-lo diferente em um contexto político estático e anacrônico.
Naqueles anos, já longínquos, a mocidade brasileira tomara consciência de que não era mera coadjuvante da historia brasileira que se escrevia; conscientiza-se de que era um agente ativo das transformações que a sociedade exigia.
Impediram-na de cumprir seu papel histórico.
Hoje, quando a democracia brasileira, reconquistada pelo esforço de todos nós, é uma realidade, mas ainda tênue e relativada, pois que, condicionada a uma serie de fatores circunstanciais e históricos que a impedem de ser plena e autentica, vê-se os movimentos jovens, mais uma vez, no seu papel histórico vanguardista, estabelecendo como sua prioridade o chamamento à lide política da mocidade brasileira.
Esta é a missão a que se propõe: resgatar para a vida política a mocidade brasileira e fazê-la integrar-se nessa luta de todos nós: a edificação de uma sociedade socialista, justa e igual.
Através da JSB-MG estamos conclamando a juventude a ocupar o papel que lhe pertence, qual seja o de formar os cidadãos do futuro, responsáveis que serão pela sociedade de hoje e de amanhã.
Desejamos um Brasil que seguirá sem preconceitos, sem castas, sem privilégios, um futuro igual e humano, do qual todos nós orgulharemos.
Saudações socialistas;
WELLINGTON SILVEIRA
Secretário de Juventude
PSB-MG
Quem somos?
A JSB, Juventude Socialista Brasileira é um braço auxiliar do PSB formado por todos os jovens filiados com até trinta anos de idade que auxiliam a direção do partido na elaboração e implementação de Políticas publicas direcionadas à juventude. Busca ainda a inserção do jovem no processo político e uma maior conscientização dos problemas por eles enfrentados.
Mesmo sob grandes adversidades, a JSB desenvolve no dia-a-dia várias tarefas socialistas em todo o país, em cada frente em que atua, ou seja, nos movimentos estudantis, sindicais, comunitários, culturais etc. tais tarefas organizacionais visam acumular forças e atender as reivindicações imediatas do movimento socialista. A JSB, por não ser apenas uma juventude de ação e agitação, prioriza fundamentalmente o trabalho de formação política, pois, compreende que não é suficiente apenas "propagandiar" as bandeiras de luta, tão importante é conscientizar a luta da classe trabalhadora em prol de sua libertação.
Nosso objetivo principal é a construção de uma sociedade socialista e isso pressupõe a superação do atual sistema sócio-econômico, o capitalismo. No entanto há muitos anos o imperialismo tem promovido uma intensa campanha anti-socialista, pois, à burguesia interessa a manutenção desse estado de coisas.
Como organizar a JSB no seu município?
1. Inicialmente, deve-se convocar uma reunião com os jovens filiados ao PSB local, interessados também em criar um núcleo da Juventude Socialista Brasileira (JSB).
2. Reunir e organizar (de forma democrática) uma Comissão Provisória, com no mínimo 03 (três) integrantes.
3. Entre em contato com a Direção do PSB em sua cidade e com a Direção Estadual da JSB; solicite, preencha e entregue um documento registrando a Comissão. Pronto! A partir daí, a JSB passa a existir (em forma de Comissão Provisória) em seu município.
4. A Comissão tem um prazo de 90 (noventa) dias para realizar o "I Congresso Municipal da JSB". Solicite oficialmente a presença das direções do PSB de sua cidade e da JSB Estadual para acompanhar os trabalhos deste Congresso, que deve ter como pautas principais: propostas de atividades para a JSB em sua cidade; eleição da Direção Municipal da JSB, com no mínino 03 (três) componentes: o Secretário Municipal de Juventude, um Secretário Geral e o Secretário de Finanças.
5. Outras secretarias podem ser criadas conforme a realidade de seu município. Exemplo: Esportes, Cultura, Políticas Públicas de Juventude, Movimento Estudantil, entre outras.
6. Um evento desta importância deve ser registrado em documento específico (Ata), descrevendo todas as deliberações do Congresso, além de contar com a presença da imprensa local.
7. Encaminhe cópias dessa ata oficial para as direções: Municipal do PSB e Estadual da JSB. Solicite um espaço de representação para o segmento jovem junto a Direção do PSB em sua cidade, que será ocupado pelo Secretário Municipal de Juventude, que você e seus companheiros elegeram no "I Congresso Municipal da JSB".
8. Depois de todo este processo organizativo surgem novas lutas, a participação permanente nos espaços públicos, a promoção freqüente de debates socialistas e outras ações que permitam fazer uma JSB cada vez mais forte e atuante junto à juventude e a sociedade. Uma observação importante: os jovens com menos de 16 anos que queiram participar da JSB, devem solicitar.
MODELO 1
Vimos por meio deste convocar os companheiro filiados de idade inferior a 31 anos para participar da reunião de criação da JSB - JUVENTUDE SOCIALISTA BRASILEIRA de ___________________________, a realizar-se:
DIA:____/_____/____
HORA:____________ h___________min
LOCAL:______________________________________________
ENDEREÇO : _________________________________________
PAUTA : 1) Instalação da Comissão Provisória composta por Secretário Municipal de Juventude, Secretário Geral e Secretário de Finanças.
2) Aprovação das propostas referentes aos assuntos do temário.
As inscrições dos interessados em concorrer aos cargos poderá ser realizada durante a reunião.
___________________, ____de ___________de 200 .
______________________________________________
PRESIDENTE DO PSB MUNICIPAL
MODELO 2
Ata de Formação da JSB - Juventude Socialista Brasileira do Municipio de __________________________________________________________________
Aos _____________dias do mês de _____________do ano _____________, (colocar dia, mês e ano por extenso) tendo por local __________________________ , situado a rua _____________, na cidade de _____________, reuniram-se os jovens filiados ao PSB, objetivando formar a Comissão Provisória da JSB, escolher o Secretário Municipal da Juventude, Secretário Geral e Secretário de Finanças, contando com a presença dos Jovens companheiros listados abaixo:
LISTA DE PRESENÇA
Nome Assinatura Endereço
1)
2)
3)
4)
5)
Etc...
Com a palavra o Coordenador da reunião, o Jovem _____________, deu por aberto os trabalhos. Entre as autoridades estavam presentes _____________,_____________. Dando continuidade relatou aos as finalidades que se propõe a JSB, agradecendo a presença dos companheiros. Logo a seguir, fizeram-se ouvir os representantes da direção municipal do PSB que salientaram a importância da formação da Juventude no município. Dando continuidade aos trabalhos o coordenador abriu o prazo de dez minutos para que fossem efetuados as inscrições dos interessados em concorrer aos cargos para a JSB. Findo o prazo estabelecido para inscrições das respectivas chapas, o presidente informou existir _____ chapa(s) inscrita(s). Posto isto foi feita a votação das chapas. Em seguida, o coordenador fez apresentação do (s) candidato (s) e, ao mesmo tempo solicitou um fiscal para acompanhar a votação. Encerrada a votação, o coordenador designou como escrutinador o jovem_____________Terminado o escrutínio foi em seguida proclamada a Comissão Provisória composta pelos seguintes companheiros. Para Secretário Municipal da Juventude_____________, Secretário Geral _____________, Secretário de Finanças _____________, Nada mais havendo à constar, lavrei a presente ATA que segue por mim assinada e pelos demais presentes.
MODELO 3
(Favor encaminhar à JSB-MG
Av: Brasil, 290 CONJUNTO 7 CEP: 30.140-001
Santa Efigenia– Belo Horizonte – MG - Fone: 2555-6001
A/C: Secretário Estadual da Juventude)
______________ , ____ de ________________de 20...
Prezado companheiro,
Sirvo-me do presente, a fim de encaminhar-lhe, inclusa relação de filiados do PSB de ____________________________ para compor a Comissão Provisória da JSB deste Município.
Na certeza de que o pleito será apreciado com especial atenção pela direção, agradeço antecipadamente reiterando votos de estima e consideração.
Cordialmente,
_______________________________________________
(assinar)
Ilustríssimo companheiro
FULANO DE TAL
Secretário Estadual da Juventude do PSB – Minas Gerais
MODELO 4
SECRETÁRIO MUNICIPAL:
TÍTULO DE ELEITOR:
ENDEREÇO: BAIRRO:
CIDADE:
CEP:
TELEFONE RESIDENCIAL:
TELEFONE COMERCIAL:
TEL CELULAR:
E-mail:
SECRETÁRIO GERAL:
TÍTULO DE ELEITOR:
ENDEREÇO: BAIRRO:
CIDADE:
CEP:
TELEFONE RESIDENCIAL:
TELEFONE COMERCIAL:
TEL CELULAR:
E-mail:
SECRETÁRIO DE FINANÇAS:
TÍTULO DE ELEITOR:
ENDEREÇO: BAIRRO:
CIDADE:
CEP:
TELEFONE RESIDENCIAL:
TELEFONE COMERCIAL:
TEL CELULAR:
E-mail:
Sugestões e Propostas de ações para a JSB municipal:
Saúde
A juventude, fase da vida que coincide com o final da puberdade, é uma etapa intimamente associada a processos de interação social. Neste sentido, esta período, principalmente durante a adolescência, se caracteriza pelo alto risco de exposição dos seus membros a situações que coloquem em risco sua saúde e a própria vida, como o consumo de drogas, condução de veículos sem devida habilitação (geralmente em alta velocidade), condições precárias de sobrevivência em locais com alto risco de exposição a vetores de doenças e, muitas vezes, dificuldades de acesso aos serviços essenciais de saúde. Os principais problemas se originam da falta de informação que dificultam ações preventivas.
Ações especificas para a área de saúde:
Levantamento e mapeamento das políticas e ações referentes a saúde do jovem no município, visando conhecer a realidade atual para um posterior diagnostico;
Elaboração de programas de saúde exclusivamente voltados aos jovens, abrangendo: DST-AIDS (doenças sexualmente transmissíveis), conscientização quanto ao consumo de drogas, violência no transito, gravidez precoce, entre outras;
Criação de um Programa Municipal de atenção à saúde do jovem integrado com ações de educação em tempo integral.
Trabalho
A falta de oportunidades de trabalho condizentes com a sua situação e sem exploração é outro problema que afeta a juventude que, em muitos casos, se traduz num constante estado de rico social. É na juventude que se concentra a maior parte das pessoas que procuram incorporar-se ao mercado de trabalho, sendo que a falta de experiência costuma ser o maior obstáculo.
Ações especificas para o primeiro emprego:
Levantamento e analise das ações voltadas para a inserção do jovem no mercado de trabalho no município;
Elaboração de um conjunto de medidas que dêem suporte à implementação do “Programa Primeiro Emprego”. Estas ações poderão contemplar áreas como: educação formal, qualificação profissional, empreendedorismo, oportunidades de estagio e integração entre empresa-escolas, linhas de crédito e legislação que darão suporte ao primeiro emprego;
Desenvolvimento de frentes de trabalho juvenil em áreas de maior carência social;
Apoio e incentivo à criação de empresas juniores nas faculdades e à expansão do movimento empresa Junior como forma mais apropriada de acesso e de desenvolvimento do jovem no mercado de trabalho;
Incentivo ao desenvolvimento do empreendedorismo jovem e da formação de jovens lideranças empresariais;
Educação
Necessitamos de um sistema educacional mais justo e igualitário. Uma educação que não se limite a português e matemática, mas que forme cidadãos participantes e questionadores. Neste sentido, é importante que os currículos das escolas sejam adequados a realidade de cada município e contemplem as principais dificuldades enfrentadas pelos jovens no seu dia-a dia.
Ações especificas para a educação:
Defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, com garantia de acesso, permanência e financiamento público em todos os níveis;
Ampliação e transparência na retomada do financiamento estudantil;
Elaboração de programas de incentivo à leitura e a difusão do conhecimento, despertando o jovem para noções básicas de cidadania, provocando um maior senso critico de formador de opinião;
Criação de comitês de democratização do acesso a informática e Internet, diminuindo cada vez mais o abismo criado entre quem detém e não detém acesso e evitando-se a chamada “exclusão digital”;
Participação de representantes da JSB no Conselho Municipal de Educação;
Cultura
Incentivar os jovens à cultura em todos os aspectos conceituais significa não apenas um grande passo para o desenvolvimento da cidadania, como também relacionar a importante integração entre juventude e a sua imensa capacidade de criar, divulgar e participar ativamente da vida social.
Ações especificas para a cultura:
Constituição de espaços culturais públicos para a juventude;
Apoio às atividades culturais desenvolvidas pelo movimento juvenil;
Garantia da meia-entrada nas atividades de entretenimento com a apresentação das carteiras institucionalizadas dos estudantes;
Criação de Programas Municipais que incentivem a participação das empresas como promotoras e patrocinadoras de ações culturais para a juventude;
Realização de eventos que permitam ampla participação de jovens artistas amadores que possam revelar novos valores da juventude no terreno da musica, artes plásticas, teatro, literatura, entre outros, e fazer o intercambio destes com artistas profissionais e o grande publico;
Criação de projetos das “Oficinas de Artes” no interior do estado em parceria com o Governo Estadual, fomentando a preservação da cultura regional (local).
Esporte e lazer
Proporcionar ao jovem a inteira participação ao esporte e ao lazer colabora diretamente ao pleno crescimento de suas capacidades, não somente físicas como as intelectuais, afetivas e psicológicas, reduzindo assim o contato do jovem aos riscos psicosociais aos quais estão expostos, criando até mesmo oportunidades de profissionalização como desportistas.
Ações especificas para esporte e lazer:
Viabilizar áreas adequadas a pratica esportiva e de lazer;
Criação e manutenção de centros esportivos voltados para a formação de atletas jovens de baixa renda, com assistência médica e nutricional. Os centros devem estar articulados a programas de esporte escolar, constituindo-se em locais de aperfeiçoamento;
Criação de Leis de incentivo ao patrocínio esportivo por parte das empresas.
Meio ambiente
Queremos um ambiente por inteiro e não um “meio” ambiente. É preciso cada vez mais conscientizar os jovens da importância e necessidade de cuidarmos do nosso espaço, deixando um legado de qualidade de vida para as futuras gerações. Neste sentido, defender o desenvolvimento sustentado (apoiado no tripé de desenvolvimento econômico-social-ambiental) é de fundamental importância para que o progresso não se traduza em destruição do planeta.
Ações especificas para o Meio ambiente:
Mapear as ações desenvolvidas na área de meio ambiente no município;
Estimular a participação de jovens em geral e dos representantes da JSB nos CODEMA’s- Conselhos de Desenvolvimento do Meio Ambiente;
Levantar as organizações não-governamentais que trabalham seriamente com a causa ambiental e propor parcerias para a atuação dos jovens;
Estimular o debate sobre o meio ambiente do município, envolvendo os três setores da sociedade: governo, empresas e organizações da sociedade civil.
Violência e cidadania
A crescente onda de violência que aflige a população brasileira tem que ser seriamente trabalhada, visando um futuro melhor para todos. O jovem sofre no dia-a-dia diversos tipos de violência em casa ou nas ruas e uma das mais importantes é a violência de não poder exercer cidadania, tendo direito à educação, saúde, emprego, habitação, entre outros.
É preciso estabelecer diretrizes para a inserção do jovem na sociedade de maneira saudável, retirando-o do papel de mero coadjuvante para protagonista das ações. É preciso ver o jovem não apenas como receptáculo das ações mas também como fonte de idéias e de possibilidade transformadora da realidade.
Ações especificas para violência e cidadania:
Combater e punir a discriminação em todos os níveis, promovendo o resgate da história e cultura das minorias sociais do município;
Criação de programas que proporcionem ao jovem uma atuação social responsável, integrada com a educação formal evitando sua exposição continua a fatores de risco social;
Incentivar a criação e funcionamento de rádios e TVs educativas promotoras de cidadania;
Promover ações conjuntas com as autoridades constituídas visando diminuição de ações violentas em espaços públicos, eventos, transito e violência familiar.
Participação dos jovens na JSB e nos Conselhos Tutelares, de Defesa da Criança e Adolescente e Assistência Social;
Defender a reforma do sistema penitenciário para que este promova a reintegração social efetiva dos presos, visando um retorno tranqüilo a convivência social;
Estimular a criação e a participação do jovem nos CONSEP’s – Conselhos Comunitários de Segurança Publica;
Implantação do OPJ (Orçamento Participativo da Juventude)
Estimulo à candidatura de jovens a cargos eletivos, exercendo seu papel na construção de uma sociedade com mais dignidade pessoal e justiça social.
Meio passe para os estudantes de Belo Horizonte
INICIA OS TRABALHOS!! A juventude Socialista avança nos trabalhos com relação ao meio passe para os estudantes de Belo Horizonte. Será concerteza uma grande conquista não só para os estudantes de Belo Horizonte mas para toda a Juventude Estadual. A Juventude Socialista estará em Breve em uma reunião com o Prefeito Márcio Lacerda para avançar nos assuntos de interesse da nossa Juventude. Mas o grande empase não é em relação a conceder o meio passe e sim em ressarcir o desfalque para as empresas Rodoviárias. Por isso a nossa Juventude está trabalhando na construção de um projeto consistente e sustentável. Você também pode fazer parte desta conquista! Se você tiver alguma sugestão nos envie sua opnião é muito bem vinda!! Juntos construíremos um futuro mais justo e conquistaremos mais espaço no cenário politico para nossa Juventude!!
Raphael Carlos
Secretário Estadual de Meio Ambiente JSB-MG
(31) 8771-0798
MNS: raphaelcarlos.reis@hotmail.com
Raphael Carlos
Secretário Estadual de Meio Ambiente JSB-MG
(31) 8771-0798
MNS: raphaelcarlos.reis@hotmail.com
sexta-feira, 19 de março de 2010
Modos da Juventude
A defesa é natural, cada qual parece o que nasce, cada qual sua classe e seus estilos de agradar. Uns nascem para trabalhar, outros nascem para brigar, outros vivem de intriga, outros de negociar, outros vivem de enganar, o mundo só presta assim, é um bom outro ruim e não tem jeito pra dar. Pra acabar de completar, quem tem o mel dá o mel, quem tem o fél dá o fel, quem nada tem nada dá.
Como a juventude é democrática e não idealista por natureza, temos muito a oferecer, se unidos pela mesma causa, com muito trabalho, umildade para escutar aqueles que tem muito a nos oferecer, chegaremos ao nosso ideal tão sonhado, melhor que sonho é o que estamos fazendo e colocando em prática.
Vamos lá gente, acordem, o futuro de amanhã pertencem a nós. Peçamos orientação a Deus, para que possamos fazer as coisas certas e crescer dia após dia.
Diego Landim
Secretário de Movimento Estudantil - JSB MG
quarta-feira, 17 de março de 2010
Os 3 poderes - Juventude ligada
Para muitos, pode ser cansativo essa informação, ou até mesmo repetitivo; mas não podemos cansar de atuar na formação política de nossos eleitores e nos dias de hoje, precisamos saber esses detalhes para saber em quem votar e saber de quem cobrar depois.
Com certeza todos já ouviram falar dos três poderes que rejem o nosso país; que são eles: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Mas muitas das vezes, fica um pouco confuso qual o papel e a importância de cada um no nosso meio Politico. O meu Objetivo é fazer uma breve explicação de cada Poder, de forma bem simples e objetiva para que você possa entender e compreender o papel de cada um.Ok! Então vamos lá.!
PODER LEGISLATIVO: Tem a função de Legislar, ou seja, fazer projetos de Leis. No nosso país, o poder legislativo é composto pela câmara dos Deputados e do Senado Federal. Os estados brasileiros também possuem o poder legislativo (composto pelos Deputados Estaduais), assim como os municípios (composto pelos Vereadores). Além de fazer as leis, fiscalizar, cabe também aos integrantes do poder Legislativo aprovar ou rejeitar as leis propostas pelo Poder Executivo,E são eles os legítimos representates das classes.
PODER EXECUTIVO: Tem o papel de executar as leis já existentes e de implementar novas leis de acordo com a necessidade do estado e do povo. O poder Executivo é Dividido em três camadas as quais são lideradas por um representante. A federal (representado pelo Presidente da República), Estadual (representado pelo Governador) e a Municipal (representada pelo Prefeito). Cada um deles possui seus auxiliares que são Vices, Ministros e secretários.
PODER JUDICIÁRIO: É exercido pelos Juízes e possui a capacidade e a prerrogativa de julgar, de acordo com as regras constitucionais e leis criadas pelo poder Legislativo. É também a autoridade maior em uma cidade representado pela pessoa de um Juíz ou Juíza.
Rafael Carlos Gomes dos Reis
Secretário de Meio Ambiente - JSB/MG
Com certeza todos já ouviram falar dos três poderes que rejem o nosso país; que são eles: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Mas muitas das vezes, fica um pouco confuso qual o papel e a importância de cada um no nosso meio Politico. O meu Objetivo é fazer uma breve explicação de cada Poder, de forma bem simples e objetiva para que você possa entender e compreender o papel de cada um.Ok! Então vamos lá.!
PODER LEGISLATIVO: Tem a função de Legislar, ou seja, fazer projetos de Leis. No nosso país, o poder legislativo é composto pela câmara dos Deputados e do Senado Federal. Os estados brasileiros também possuem o poder legislativo (composto pelos Deputados Estaduais), assim como os municípios (composto pelos Vereadores). Além de fazer as leis, fiscalizar, cabe também aos integrantes do poder Legislativo aprovar ou rejeitar as leis propostas pelo Poder Executivo,E são eles os legítimos representates das classes.
PODER EXECUTIVO: Tem o papel de executar as leis já existentes e de implementar novas leis de acordo com a necessidade do estado e do povo. O poder Executivo é Dividido em três camadas as quais são lideradas por um representante. A federal (representado pelo Presidente da República), Estadual (representado pelo Governador) e a Municipal (representada pelo Prefeito). Cada um deles possui seus auxiliares que são Vices, Ministros e secretários.
PODER JUDICIÁRIO: É exercido pelos Juízes e possui a capacidade e a prerrogativa de julgar, de acordo com as regras constitucionais e leis criadas pelo poder Legislativo. É também a autoridade maior em uma cidade representado pela pessoa de um Juíz ou Juíza.
Rafael Carlos Gomes dos Reis
Secretário de Meio Ambiente - JSB/MG
Assinar:
Postagens (Atom)