quarta-feira, 17 de março de 2010

Os 3 poderes - Juventude ligada

Para muitos, pode ser cansativo essa informação, ou até mesmo repetitivo; mas não podemos cansar de atuar na formação política de nossos eleitores e nos dias de hoje, precisamos saber esses detalhes para saber em quem votar e saber de quem cobrar depois.

Com certeza todos já ouviram falar dos três poderes que rejem o nosso país; que são eles: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Mas muitas das vezes, fica um pouco confuso qual o papel e a importância de cada um no nosso meio Politico. O meu Objetivo é fazer uma breve explicação de cada Poder, de forma bem simples e objetiva para que você possa entender e compreender o papel de cada um.Ok! Então vamos lá.!

PODER LEGISLATIVO: Tem a função de Legislar, ou seja, fazer projetos de Leis. No nosso país, o poder legislativo é composto pela câmara dos Deputados e do Senado Federal. Os estados brasileiros também possuem o poder legislativo (composto pelos Deputados Estaduais), assim como os municípios (composto pelos Vereadores). Além de fazer as leis, fiscalizar, cabe também aos integrantes do poder Legislativo aprovar ou rejeitar as leis propostas pelo Poder Executivo,E são eles os legítimos representates das classes.

PODER EXECUTIVO: Tem o papel de executar as leis já existentes e de implementar novas leis de acordo com a necessidade do estado e do povo. O poder Executivo é Dividido em três camadas as quais são lideradas por um representante. A federal (representado pelo Presidente da República), Estadual (representado pelo Governador) e a Municipal (representada pelo Prefeito). Cada um deles possui seus auxiliares que são Vices, Ministros e secretários.

PODER JUDICIÁRIO: É exercido pelos Juízes e possui a capacidade e a prerrogativa de julgar, de acordo com as regras constitucionais e leis criadas pelo poder Legislativo. É também a autoridade maior em uma cidade representado pela pessoa de um Juíz ou Juíza.


Rafael Carlos Gomes dos Reis
Secretário de Meio Ambiente - JSB/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário