segunda-feira, 22 de março de 2010

MANUAL DE ORGANIZAÇÃO JSB - JUVENTUDE SOCIALISTA BRASILEIRA

MANUAL DE ORGANIZAÇÃO JSB - JUVENTUDE SOCIALISTA BRASILEIRA
MINAS GERAIS

O processo de consolidação de uma democracia demanda tempo e condições. democracia brasileira, ainda recente, prescinde de uma participação mais ativa e presente de segmentos significativos da sociedade brasileira, entre estes o de sua juventude.

Uma das primeiras preocupações do regime ditatorial que fez o Brasil parar na história foi impedir que a juventude brasileira participasse do debate político. Excluíram-na pela violência, pelo arbítrio e pela intimidação. Por quê?

Porque o jovem sonha e quando sonha descobre horizontes capazes de libertá-lo e faze-lo diferente em um contexto político estático e anacrônico.

Naqueles anos, já longínquos, a mocidade brasileira tomara consciência de que não era mera coadjuvante da historia brasileira que se escrevia; conscientiza-se de que era um agente ativo das transformações que a sociedade exigia.

Impediram-na de cumprir seu papel histórico.

Hoje, quando a democracia brasileira, reconquistada pelo esforço de todos nós, é uma realidade, mas ainda tênue e relativada, pois que, condicionada a uma serie de fatores circunstanciais e históricos que a impedem de ser plena e autentica, vê-se os movimentos jovens, mais uma vez, no seu papel histórico vanguardista, estabelecendo como sua prioridade o chamamento à lide política da mocidade brasileira.

Esta é a missão a que se propõe: resgatar para a vida política a mocidade brasileira e fazê-la integrar-se nessa luta de todos nós: a edificação de uma sociedade socialista, justa e igual.

Através da JSB-MG estamos conclamando a juventude a ocupar o papel que lhe pertence, qual seja o de formar os cidadãos do futuro, responsáveis que serão pela sociedade de hoje e de amanhã.

Desejamos um Brasil que seguirá sem preconceitos, sem castas, sem privilégios, um futuro igual e humano, do qual todos nós orgulharemos.

Saudações socialistas;

WELLINGTON SILVEIRA
Secretário de Juventude
PSB-MG

Quem somos?


A JSB, Juventude Socialista Brasileira é um braço auxiliar do PSB formado por todos os jovens filiados com até trinta anos de idade que auxiliam a direção do partido na elaboração e implementação de Políticas publicas direcionadas à juventude. Busca ainda a inserção do jovem no processo político e uma maior conscientização dos problemas por eles enfrentados.

Mesmo sob grandes adversidades, a JSB desenvolve no dia-a-dia várias tarefas socialistas em todo o país, em cada frente em que atua, ou seja, nos movimentos estudantis, sindicais, comunitários, culturais etc. tais tarefas organizacionais visam acumular forças e atender as reivindicações imediatas do movimento socialista. A JSB, por não ser apenas uma juventude de ação e agitação, prioriza fundamentalmente o trabalho de formação política, pois, compreende que não é suficiente apenas "propagandiar" as bandeiras de luta, tão importante é conscientizar a luta da classe trabalhadora em prol de sua libertação.

Nosso objetivo principal é a construção de uma sociedade socialista e isso pressupõe a superação do atual sistema sócio-econômico, o capitalismo. No entanto há muitos anos o imperialismo tem promovido uma intensa campanha anti-socialista, pois, à burguesia interessa a manutenção desse estado de coisas.

Como organizar a JSB no seu município?

1. Inicialmente, deve-se convocar uma reunião com os jovens filiados ao PSB local, interessados também em criar um núcleo da Juventude Socialista Brasileira (JSB).

2. Reunir e organizar (de forma democrática) uma Comissão Provisória, com no mínimo 03 (três) integrantes.

3. Entre em contato com a Direção do PSB em sua cidade e com a Direção Estadual da JSB; solicite, preencha e entregue um documento registrando a Comissão. Pronto! A partir daí, a JSB passa a existir (em forma de Comissão Provisória) em seu município.

4. A Comissão tem um prazo de 90 (noventa) dias para realizar o "I Congresso Municipal da JSB". Solicite oficialmente a presença das direções do PSB de sua cidade e da JSB Estadual para acompanhar os trabalhos deste Congresso, que deve ter como pautas principais: propostas de atividades para a JSB em sua cidade; eleição da Direção Municipal da JSB, com no mínino 03 (três) componentes: o Secretário Municipal de Juventude, um Secretário Geral e o Secretário de Finanças.

5. Outras secretarias podem ser criadas conforme a realidade de seu município. Exemplo: Esportes, Cultura, Políticas Públicas de Juventude, Movimento Estudantil, entre outras.

6. Um evento desta importância deve ser registrado em documento específico (Ata), descrevendo todas as deliberações do Congresso, além de contar com a presença da imprensa local.

7. Encaminhe cópias dessa ata oficial para as direções: Municipal do PSB e Estadual da JSB. Solicite um espaço de representação para o segmento jovem junto a Direção do PSB em sua cidade, que será ocupado pelo Secretário Municipal de Juventude, que você e seus companheiros elegeram no "I Congresso Municipal da JSB".

8. Depois de todo este processo organizativo surgem novas lutas, a participação permanente nos espaços públicos, a promoção freqüente de debates socialistas e outras ações que permitam fazer uma JSB cada vez mais forte e atuante junto à juventude e a sociedade. Uma observação importante: os jovens com menos de 16 anos que queiram participar da JSB, devem solicitar.


MODELO 1

Vimos por meio deste convocar os companheiro filiados de idade inferior a 31 anos para participar da reunião de criação da JSB - JUVENTUDE SOCIALISTA BRASILEIRA de ___________________________, a realizar-se:

DIA:____/_____/____

HORA:____________ h___________min

LOCAL:______________________________________________

ENDEREÇO : _________________________________________

PAUTA : 1) Instalação da Comissão Provisória composta por Secretário Municipal de Juventude, Secretário Geral e Secretário de Finanças.

2) Aprovação das propostas referentes aos assuntos do temário.

As inscrições dos interessados em concorrer aos cargos poderá ser realizada durante a reunião.

___________________, ____de ___________de 200 .


______________________________________________

PRESIDENTE DO PSB MUNICIPAL


MODELO 2


Ata de Formação da JSB - Juventude Socialista Brasileira do Municipio de __________________________________________________________________


Aos _____________dias do mês de _____________do ano _____________, (colocar dia, mês e ano por extenso) tendo por local __________________________ , situado a rua _____________, na cidade de _____________, reuniram-se os jovens filiados ao PSB, objetivando formar a Comissão Provisória da JSB, escolher o Secretário Municipal da Juventude, Secretário Geral e Secretário de Finanças, contando com a presença dos Jovens companheiros listados abaixo:


LISTA DE PRESENÇA


Nome Assinatura Endereço


1)

2)

3)

4)

5)

Etc...

Com a palavra o Coordenador da reunião, o Jovem _____________, deu por aberto os trabalhos. Entre as autoridades estavam presentes _____________,_____________. Dando continuidade relatou aos as finalidades que se propõe a JSB, agradecendo a presença dos companheiros. Logo a seguir, fizeram-se ouvir os representantes da direção municipal do PSB que salientaram a importância da formação da Juventude no município. Dando continuidade aos trabalhos o coordenador abriu o prazo de dez minutos para que fossem efetuados as inscrições dos interessados em concorrer aos cargos para a JSB. Findo o prazo estabelecido para inscrições das respectivas chapas, o presidente informou existir _____ chapa(s) inscrita(s). Posto isto foi feita a votação das chapas. Em seguida, o coordenador fez apresentação do (s) candidato (s) e, ao mesmo tempo solicitou um fiscal para acompanhar a votação. Encerrada a votação, o coordenador designou como escrutinador o jovem_____________Terminado o escrutínio foi em seguida proclamada a Comissão Provisória composta pelos seguintes companheiros. Para Secretário Municipal da Juventude_____________, Secretário Geral _____________, Secretário de Finanças _____________, Nada mais havendo à constar, lavrei a presente ATA que segue por mim assinada e pelos demais presentes.



MODELO 3


(Favor encaminhar à JSB-MG
Av: Brasil, 290 CONJUNTO 7 CEP: 30.140-001
Santa Efigenia– Belo Horizonte – MG - Fone: 2555-6001

A/C: Secretário Estadual da Juventude)


______________ , ____ de ________________de 20...



Prezado companheiro,


Sirvo-me do presente, a fim de encaminhar-lhe, inclusa relação de filiados do PSB de ____________________________ para compor a Comissão Provisória da JSB deste Município.

Na certeza de que o pleito será apreciado com especial atenção pela direção, agradeço antecipadamente reiterando votos de estima e consideração.

Cordialmente,

_______________________________________________

(assinar)


Ilustríssimo companheiro

FULANO DE TAL

Secretário Estadual da Juventude do PSB – Minas Gerais


MODELO 4


SECRETÁRIO MUNICIPAL:
TÍTULO DE ELEITOR:
ENDEREÇO: BAIRRO:
CIDADE:
CEP:
TELEFONE RESIDENCIAL:
TELEFONE COMERCIAL:
TEL CELULAR:
E-mail:

SECRETÁRIO GERAL:
TÍTULO DE ELEITOR:
ENDEREÇO: BAIRRO:
CIDADE:
CEP:
TELEFONE RESIDENCIAL:
TELEFONE COMERCIAL:
TEL CELULAR:
E-mail:

SECRETÁRIO DE FINANÇAS:
TÍTULO DE ELEITOR:
ENDEREÇO: BAIRRO:
CIDADE:
CEP:
TELEFONE RESIDENCIAL:
TELEFONE COMERCIAL:
TEL CELULAR:
E-mail:


Sugestões e Propostas de ações para a JSB municipal:

Saúde

A juventude, fase da vida que coincide com o final da puberdade, é uma etapa intimamente associada a processos de interação social. Neste sentido, esta período, principalmente durante a adolescência, se caracteriza pelo alto risco de exposição dos seus membros a situações que coloquem em risco sua saúde e a própria vida, como o consumo de drogas, condução de veículos sem devida habilitação (geralmente em alta velocidade), condições precárias de sobrevivência em locais com alto risco de exposição a vetores de doenças e, muitas vezes, dificuldades de acesso aos serviços essenciais de saúde. Os principais problemas se originam da falta de informação que dificultam ações preventivas.

Ações especificas para a área de saúde:

 Levantamento e mapeamento das políticas e ações referentes a saúde do jovem no município, visando conhecer a realidade atual para um posterior diagnostico;

 Elaboração de programas de saúde exclusivamente voltados aos jovens, abrangendo: DST-AIDS (doenças sexualmente transmissíveis), conscientização quanto ao consumo de drogas, violência no transito, gravidez precoce, entre outras;

 Criação de um Programa Municipal de atenção à saúde do jovem integrado com ações de educação em tempo integral.


Trabalho

A falta de oportunidades de trabalho condizentes com a sua situação e sem exploração é outro problema que afeta a juventude que, em muitos casos, se traduz num constante estado de rico social. É na juventude que se concentra a maior parte das pessoas que procuram incorporar-se ao mercado de trabalho, sendo que a falta de experiência costuma ser o maior obstáculo.

Ações especificas para o primeiro emprego:

 Levantamento e analise das ações voltadas para a inserção do jovem no mercado de trabalho no município;

 Elaboração de um conjunto de medidas que dêem suporte à implementação do “Programa Primeiro Emprego”. Estas ações poderão contemplar áreas como: educação formal, qualificação profissional, empreendedorismo, oportunidades de estagio e integração entre empresa-escolas, linhas de crédito e legislação que darão suporte ao primeiro emprego;

 Desenvolvimento de frentes de trabalho juvenil em áreas de maior carência social;

 Apoio e incentivo à criação de empresas juniores nas faculdades e à expansão do movimento empresa Junior como forma mais apropriada de acesso e de desenvolvimento do jovem no mercado de trabalho;

 Incentivo ao desenvolvimento do empreendedorismo jovem e da formação de jovens lideranças empresariais;


Educação

Necessitamos de um sistema educacional mais justo e igualitário. Uma educação que não se limite a português e matemática, mas que forme cidadãos participantes e questionadores. Neste sentido, é importante que os currículos das escolas sejam adequados a realidade de cada município e contemplem as principais dificuldades enfrentadas pelos jovens no seu dia-a dia.

Ações especificas para a educação:

 Defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, com garantia de acesso, permanência e financiamento público em todos os níveis;

 Ampliação e transparência na retomada do financiamento estudantil;

 Elaboração de programas de incentivo à leitura e a difusão do conhecimento, despertando o jovem para noções básicas de cidadania, provocando um maior senso critico de formador de opinião;

 Criação de comitês de democratização do acesso a informática e Internet, diminuindo cada vez mais o abismo criado entre quem detém e não detém acesso e evitando-se a chamada “exclusão digital”;

 Participação de representantes da JSB no Conselho Municipal de Educação;


Cultura

Incentivar os jovens à cultura em todos os aspectos conceituais significa não apenas um grande passo para o desenvolvimento da cidadania, como também relacionar a importante integração entre juventude e a sua imensa capacidade de criar, divulgar e participar ativamente da vida social.

Ações especificas para a cultura:

 Constituição de espaços culturais públicos para a juventude;

 Apoio às atividades culturais desenvolvidas pelo movimento juvenil;

 Garantia da meia-entrada nas atividades de entretenimento com a apresentação das carteiras institucionalizadas dos estudantes;

 Criação de Programas Municipais que incentivem a participação das empresas como promotoras e patrocinadoras de ações culturais para a juventude;

 Realização de eventos que permitam ampla participação de jovens artistas amadores que possam revelar novos valores da juventude no terreno da musica, artes plásticas, teatro, literatura, entre outros, e fazer o intercambio destes com artistas profissionais e o grande publico;

 Criação de projetos das “Oficinas de Artes” no interior do estado em parceria com o Governo Estadual, fomentando a preservação da cultura regional (local).


Esporte e lazer

Proporcionar ao jovem a inteira participação ao esporte e ao lazer colabora diretamente ao pleno crescimento de suas capacidades, não somente físicas como as intelectuais, afetivas e psicológicas, reduzindo assim o contato do jovem aos riscos psicosociais aos quais estão expostos, criando até mesmo oportunidades de profissionalização como desportistas.


Ações especificas para esporte e lazer:

 Viabilizar áreas adequadas a pratica esportiva e de lazer;

 Criação e manutenção de centros esportivos voltados para a formação de atletas jovens de baixa renda, com assistência médica e nutricional. Os centros devem estar articulados a programas de esporte escolar, constituindo-se em locais de aperfeiçoamento;

 Criação de Leis de incentivo ao patrocínio esportivo por parte das empresas.


Meio ambiente

Queremos um ambiente por inteiro e não um “meio” ambiente. É preciso cada vez mais conscientizar os jovens da importância e necessidade de cuidarmos do nosso espaço, deixando um legado de qualidade de vida para as futuras gerações. Neste sentido, defender o desenvolvimento sustentado (apoiado no tripé de desenvolvimento econômico-social-ambiental) é de fundamental importância para que o progresso não se traduza em destruição do planeta.

Ações especificas para o Meio ambiente:

 Mapear as ações desenvolvidas na área de meio ambiente no município;

 Estimular a participação de jovens em geral e dos representantes da JSB nos CODEMA’s- Conselhos de Desenvolvimento do Meio Ambiente;

 Levantar as organizações não-governamentais que trabalham seriamente com a causa ambiental e propor parcerias para a atuação dos jovens;

 Estimular o debate sobre o meio ambiente do município, envolvendo os três setores da sociedade: governo, empresas e organizações da sociedade civil.


Violência e cidadania

A crescente onda de violência que aflige a população brasileira tem que ser seriamente trabalhada, visando um futuro melhor para todos. O jovem sofre no dia-a-dia diversos tipos de violência em casa ou nas ruas e uma das mais importantes é a violência de não poder exercer cidadania, tendo direito à educação, saúde, emprego, habitação, entre outros.

É preciso estabelecer diretrizes para a inserção do jovem na sociedade de maneira saudável, retirando-o do papel de mero coadjuvante para protagonista das ações. É preciso ver o jovem não apenas como receptáculo das ações mas também como fonte de idéias e de possibilidade transformadora da realidade.

Ações especificas para violência e cidadania:

 Combater e punir a discriminação em todos os níveis, promovendo o resgate da história e cultura das minorias sociais do município;

 Criação de programas que proporcionem ao jovem uma atuação social responsável, integrada com a educação formal evitando sua exposição continua a fatores de risco social;

 Incentivar a criação e funcionamento de rádios e TVs educativas promotoras de cidadania;

 Promover ações conjuntas com as autoridades constituídas visando diminuição de ações violentas em espaços públicos, eventos, transito e violência familiar.

 Participação dos jovens na JSB e nos Conselhos Tutelares, de Defesa da Criança e Adolescente e Assistência Social;

 Defender a reforma do sistema penitenciário para que este promova a reintegração social efetiva dos presos, visando um retorno tranqüilo a convivência social;

 Estimular a criação e a participação do jovem nos CONSEP’s – Conselhos Comunitários de Segurança Publica;

 Implantação do OPJ (Orçamento Participativo da Juventude)

 Estimulo à candidatura de jovens a cargos eletivos, exercendo seu papel na construção de uma sociedade com mais dignidade pessoal e justiça social.

3 comentários:

  1. Olimar PSB de Grupiara, quando temos que entregar a lista de filiados do município este ano de 2011?

    ResponderExcluir
  2. é hoje o último dia para entrega de lista de filiados ao cartório eleitoral

    ResponderExcluir